Esse blog tem como objetivo principal divulgar as atividades realizadas pelos clubes de desbravadores do distrito do A. Franco, nele também você encontrará materiais super interessantes para um bom funcionamento do programa do seu clube. Maranata!!!
Salvando do pecado e guiando do serviço!

Um olhar diferente. RECREAÇÃO

Dama Humana
O momento da recreação, dentro da reunião do clube, vem sendo cada vez mais defasado, por muitas vezes o responsável pela elaboração das recreações não lhe da à importância necessária, nem se sequer da o trabalho de preparar essa atividade com antecedência para torná-la a mais atrativa possível, não sabendo ele, que uma recreação mal elaborada pode lhe custar à dispersão de alguns desbravadores. Porém uma recreação bem elaborada pode visar um ganho adicional, intelectual, social, emocional, terapêutico, físico, entre outros. (1)

O termo Recreação é hoje passível de análise por muitas óticas diferente. Para Uvinha (2004), “A recreação pode significar muitas coisas para muitas pessoas. É uma palavra que é reconhecida, em uso comum, e ainda é raramente definida de forma clara. Para alguns, ela pode ser usada intercambiando com o conceito de ‘lazer’; para outros, ela tem conotação mais específica, que define e distingue uma distinta área comportamental.” (2)

No clube de desbravadores devemos entender a recreação tem por essência uma prática lúdica onde a participação busca ser prazerosa e produzir no individuo um movimento de mudança positiva, de renovação, um revigorar da mente ou do corpo, ou ainda de ambos.

Sabemos que a vivência recreativa sempre será lúdica, pois lúdico é todo e qualquer movimento que tem como objetivo produzir prazer quando de sua execução, ou seja, divertir o praticante, mas lúdico não está relacionado a uma vivência, dinâmica, experiência ou prática, mas a uma sensação, a um estado de espírito, a uma condição humana. . Podemos ter, por exemplo: uma parede lúdica, pelo simples fato desta parede transmitir a quem olha uma sensação agradável, divertida, sedutora. Podemos ter em um cardápio de um restaurante, pratos lúdicos, por sua apresentação colorida, criativa, estimulante.

A recreação é muitas vezes apresentada junto à área de lazer. “Recreação e Lazer” são quase como se fosse um binômio, como se possuísse um significado único. Mas recreação e lazer não estão restritos um ao outro, embora muitas vezes encontraremos vivências que pertencem às duas áreas.(3) O lazer é um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, como a ação de ler um livro, ou até mesmo conversar com os amigos ou frequentar redes sociais, entre muitas outras coisas, que podem se caracterizar como atividades de lazer, sem que sejam, por definição, atividades recreativas.

O nosso dever é transformar esse momento lúdico em algo aproveitoso, onde o desbravador possa tirar lições e a partir daí despertar no juvenil o desejo de mudança.

É importante lembrar que no momento da recreação podemos usas tanto brincadeiras ou dinâmicas de grupo. Se seu clube estiver passando por dificuldades utilize sempre dinâmicas de onde se possa tirar lições.#Fica a dica!

Para elaborarmos uma recreação no clube de desbravadores devemos responder alguns questionamentos:

1. Que tipo de atividade deseja? (física, mental, espiritual)

2. O porquê fará essa recreação? (Devemos escolher o objetivo final a ser alcançado pela atividade)

3. Pra quem irá fazer? (Publico alvo. Ver faixa etária)

4. Aonde e quando será feita? (Definir local e data)

5. Quem ficará responsável? (Distribuir tarefas)

6. Temos os materiais necessários para o desenvolvimento da atividade? (se não quem ficará responsável em adquiri-lo)

7. Duração da Atividade?

Seguindo esses passo é garantido o sucesso na execução do seu momento de recreação!


Este conteúdo tem por objetivo auxiliar aos instrutores de recreação, proporcionando formas agradaveis para aplicar este momento dentro de uma reunião normal do clube de desbravadores.

(1)CELEIRO. Recreação. disponível em <www.projetoceleiro.com.br> acesso em 10 jan 2012.
(2)UVINHA, Ricardo Ricci, Atividades Recreativas e Turismo: Uma relação de qualidade, (capítulo 2 de (1))
(3)SILVEIRA, Ronaldo Tedesco. O profissional da Recreação. Recreação Magazine, ISSN 2179-572x, disponível em <www.recreacaomagazine.com.br>, acesso em 10 jan 2012.

Um comentário:

  1. Excelente, direta, simples e completa definição de recreação. Que seja assim a aplicação prática no seu distrito a RECREAÇÃO, pois produzirao muitos frutos e encaminharão muitos jovens. Gostei tanto deste trabalho que gostaria de entrar em contato ainda essa semana com quem escrever esse belo trabalho. Como posso fazê-lo?

    ResponderExcluir