OBJETIVO:
trabalhar o comprometimento de todos necessário à melhoria contínua da
qualidade.
MATERIAL
: 10 a 15 bolinhas, feitas de papel amassado ou de ping-pong, preferencialmente
de cores diferentes .
DESENVOLVIMENTO
: formar um círculo com os participantes. Escolher um dos participantes para
iniciar a atividade. O instrutor dá uma das bolinhas para ele e pede para que
este arremesse para outro jogador. Além de arremessar a bolinha a pessoa deve
dizer “isto não é meu”. Aquele que recebe a bolinha deve passá-la imediatamente
adiante, dizendo a mesma coisa e , assim, sucessivamente. Aos poucos o
instrutor deve ir incluindo as demais bolinhas no jogo. Desta maneira em
determinado momento estarão em jogo as dez bolinhas, sendo lançadas por
diferentes pessoas que estarão falando “isto não é meu”.
Ao
final, provavelmente estará ocorrendo uma “guerra”: alguns se manterão
afastados; outros começarão a segurar as bolinhas para si; outros jogarão a
bolinha de qualquer maneira, sem foco preciso.
QUESTÕES
PARA DISCUSSÃO :
1.
Que sentimentos surgiram enquanto vocês jogavam?
2.
Imaginem que as bolinhas representavam problemas. Como as pessoas lidam com os
problemas na empresa? Da mesma maneira?
3.
Quando surge um problema num departamento, de quem é o problema?
4.
Como vocês avaliam a seguinte afirmação : O problema de um é o problema de
todos.
5.
O que este tipo de visão acarreta?
.
É possível almejar a melhoria contínua sem o comprometimento das pessoas?
OBS: Para incrementar essa dinâmica ao final dela sempre passo esse vídeo abaixo.
OBS: Para incrementar essa dinâmica ao final dela sempre passo esse vídeo abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário