Esse blog tem como objetivo principal divulgar as atividades realizadas pelos clubes de desbravadores do distrito do A. Franco, nele também você encontrará materiais super interessantes para um bom funcionamento do programa do seu clube. Maranata!!!
Salvando do pecado e guiando do serviço!

NORMAS BÁSICAS


CLUBE DE DESBRAVADORES

NORMAS BÁSICAS

  1. Origem
            O nome “Desbravadores” foi usado primeiro por Theron Johnton, em 1930, quando organizou um clube em sua casa na cidade de Sant’Ana, Califórnia, nos Estados Unidos. Não recebeu apoio e acabou abandonando a idéia. Já em 1940, a Associação do Sudoeste da Califórnia chamou o seu acampamento de “Acampamento de Desbravadores Jovens Missionários Voluntários”. Nessa época, também surgiu um clube organizado com o nome de “locomotiva”.
            O Clube começou a tomar corpo a partir de 1946, com a liderança do Pr John Hancock, que era o diretor de jovens da associação do sudoeste da Califórnia. Aproveitando o nome do acampamento da Associação, chamaram de “Clube de Desbravadores Jovens Missionários Voluntários”.
            Em 1946, o próprio Pr Hancock desenhou o emblema em forma de triangulo. Que ainda é usado em todo o mundo. Em 1947, a Associação Geral pediu à União do pacifico para desenvolver a Organização do Clube de Desbravadores. O Pr J R Nelson coordenou este trabalho. Em seguida Lawrence Pausin escreveu os primeiros manuais de orientação. Em maio de 1949 o Pr Henry Berg, mesmo não sendo músico, compôs o Hino dos desbravadores.
            Em 1950 o Departamento de jovens da Associação geral adotou oficialmente o “clube de Desbravadores Jovens Missionários Voluntários” como um programa mundial. Em 1952 o Hino dos desbravadores foi oficializado e passou a fazer parte do programa. A bandeira oficial dos Desbravadores também foi projetada por Henry Berg, em 1948, e mantém até hoje as mesmas características.
           No Brasil, o primeiro Clube de desbravadores foi fundado em 1961, pelo pastor Wilson Sarli, na cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo, com o nome de Pioneiros. E em Sergipe, o primeiro clube foi fundado em Aracaju na Igreja Central, 14 de junho de 1975, com o nome de “Capitão Atalino Cerqueira”, sob a liderança do jovem Graciliano Martins Filho. Este clube começou a funcionar desde agosto de 1974.

  1. Ideais do Clube de Desbravadores

VOTO –. Pela graça de Deus, serei puro, bondoso e leal, guardarei a lei do desbravador, serei servo de Deus e amigo de todos.
LEIAlei do Desbravador ordena-me:
Observar a devoção matinal;
Cumprir fielmente a parte que me corresponde;
Cuidar do meu corpo;
Manter a consciência limpa;
Ser cortês e obediente;
Andar com reverência na casa de Deus;
Ter sempre um cântico no coração;
Ir aonde Deus mandar.
ALVO - A mensagem do advento a todo mundo em minha geração.
LEMA - O amor de Cristo me motiva.
VOTO A BIBLIAPrometo fidelidade á bíblia, á sua mensagem, de um salvador, crucificado, ressurreto e preste a vir, doador de vida e liberdade a todos os que nele crêem.
         
  1. Hino Oficial dos Desbravadores

Nós somos os desbravadores,
os servos do rei dos reis
Sempre avante assim marchamos,
 fiéis ás suas leis
Devemos ao mundo anunciar
 as novas da salvação
Que Cristo virá em breve dar o galardão.
                                                                                   

     4.Atividade que clube realiza


  • Reuniões aos sábados e/ ou domingos
  • Acampamentos
  • Camporis
  • Desfiles
  • Investiduras
  • Atividades Comunitárias
  • Atividades Espirituais
  • Especialidades
  • Primeiros socorros
  • Artes manuais

5. Característica da bandeira
 Divide-se em quatro partes com duas cores alternadas: o azul e o branco, e o triangulo ao centro.
O nome do clube deve aparecer em letras destacadas na parte inferior direita.

   Emblema D-1: O triângulo é uma lembrança e uma demonstração de respeito á trindade: Deus pai, Filho e espírito santo. É também, uma apresentação do objetivo principal do clube dos Desbravadores: o crescimento físico, mental e espiritual.
Azul – significa coragem e lealdade. O desbravador deve ser leal á Deus, á família, á igreja e á pátria.
 Branca – significa a pureza que deve ser vista na vida do desbravador. Pureza de motivos, propósitos, pensamentos olhares, palavras, etc.
Vermelho – significa sacrifício e redenção no sangue de Cristo. É a cor do sangue, da vida, do trabalho e esforço.
Amarelo – Significa excelência dos ideais. O desbravador deve buscar grandes e nobres ideais.
Escudo – Significa fé e proteção. Representa a defesa, a coragem, à confiança em Deus para enfrentar lutas e tentações.
Espada – Significa a Bíblia. Estamos numa batalha contra o fracasso, desânimo e pecado, e a nossa arma é a palavra de Deus.

       
Há um outro emblema que também é muito utilizado e conhecido, embora não faça parte da bandeira. É o emblema D-4, o globinho, e este simboliza a organização mundial dos desbravadores, é utilizado no uniforme oficial.

De 10 a 15 anos.    
Acima de 16 ANos












6. Uniforme do clube

            Temos dois tipos de uniforme oficiais:
Gala – Deve ser usado em cerimônias e atividades especiais, possui dois modelos, de acordo com a idade: 10 a 15 anos – Calça ou saia verde petróleo, camisa cáqui e sapato preto. Acima de 16 anos – Calça ou saia verde petróleo, camisa branca e sapato preto.
Atividade – Mais informal, para ser usado em atividades recreativas ou treinamento.

7. Saudação Maranata

          Braço direito levantado com a mão espalmada e o dedo polegar dobrado. Os quatro dedos levantados representam as quatro letras “A” da palavra MARANATA e o dedo polegar curvado representa o desbravador ajoelhado e pronto a Amar, Anunciar, Apressar e Aguardar a vinda de Jesus.




    

8. Organograma do Clube de Desbravadores

Departamento da Missão
Coordenações Regionais
Diretor (a) do Clube
Diretor Associado – Diretora Associada
Adjuntos
Conselheiro – Conselheira
Capitão – capitã
Secretario – Secretaria
Desbravadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário