NO ACAMPAMENTO E NO CLUBE
Filosofia do Sistema: As atividades do sábado á tarde, sofrem entre vários objetivos contraditórios entre si:
1 - O excesso de energia dos juvenis e adolescentes, e o seu desejo de novidades.
2 - A necessidade de mantê-los ativos ( e interessados ), sem deixá-los correr risco, ( no acampamento ), ou sem deixar que perturbem outras atividades da igreja, ( quando na cidade ).
3 - A combatividade dos juvenis gera espírito de competição e dissensão entre eles. Assim alguns dos objetivos são :
Evitar espírito de competição.
Evitar excesso de movimentação: No acampamento produz desbravadores sujos, levando a banhos extras, o que em lugares com rios ou lagos pode evoluir para atividades impróprias para o sábado. No clube produz desbravadores sujos para o J.A.
APROVEITAR - SE DAS ATIVIDADES, DE FORMA QUE É DIRETA OU INDIRETAMENTE, OS JUVENIS E LÍDERES SEJAM LEVADOS A REFLETIR NO AMOR DE DEUS, E A PESQUISAR A BÍBLIA.. SEMPRE QUE POSSÍVEL FAZER ATIVIDADES JUNTO À NATUREZA.
CITAÇÕES SOBRE O ASSUNTO :
Bíblicas
1 - Vá ter com a formiga ... e considere os seus caminhos ( Prov. 6 : 6 ).
2 - Olhai os pássaros do céus... os lírios do campo... ( Mat. 6 : 26 e 28 ).
3 - Pois as suas obras invisíveis ... são claramente vistas, sendo conhecidas pelas obras criadas... ( Rom. 1 : 20 ).
4 - Os céus manifestam a glória de DEUS e o firmamento anuncia a obra das suas mãos... ( Sal 19 :1 ).
5 - ...toda a criação geme e está juntamente com dores ...( Rom. 8 :22 ). 6 - ( Salomão ) ... discorria sobre as árvores... sobre as feras, os pássaros, as serpentes e os peixes ( I Reis 4 : 34 ).
Espírito de Profecia - Através da natureza nos familiarizamos com o Criador. O livro da Natureza é um majestoso compêndio de lições ... que me conexão com as Sagradas Escrituras, devemos usar para ensinar aos outros sobre Seu caráter, e guiar as ovelhas perdidas de volta ao redil do Senhor ...( PJ 24 ). - É desígnio de Deus que o sábado possa dirigir as mentes dos homens à contemplação de Suas obras criadas ... O Sábado sempre apontando para Aquele que os criou, leva os homens a abrirem o majestoso livro da Natureza ... ( PP 48 ). - ... a mente não pode ser refrigerada, vivificada e elevada se confinada quase todo o sábado entre paredes, ouvindo longos sermões, e orações formais. O sábado está sendo usado erradamente se for assim celebrado ...Para santificar o sábado, não é necessário que nos enclausuremos em salas fechadas, sendo privados das maravilhosas cenas da Natureza e da revigorante atmosfera celestial ... Durante uma parte do dia todos deveriam ter a oportunidade de estar ao ar livre ...... permitam que suas mentes jovens se associem a Deus, no maravilhoso cenário da Natureza, deixe que sua atenção seja dirigida aos símbolos do Seu Amor pela humanidade através da sua criação... ( TS2 582e 583 ). - As lições objetivas de Deus não são obliteradas, corretamente compreendida a Natureza fala de Seu Criador...Jesus colhia o belíssimo lírio, e o colocava nas mãos de crianças e jovens, e ao contemplarem sua própria face jovem, límpida com o brilho da comunhão com o Pai, Ele lhes ensinava : Olhem os lírios do campo ...Ao se estudar as obras de Deus, o Espírito Santo lança convicção ao pensamento...um profundo sentimento é arraigado, e as verdades sublimes e espirituais da palavra escrita são impressas no coração ... ( PJ 18, 19 e 24 ).
OBJETIVOS DO ESTUDO DA NATUREZA
1 - Interessar verdadeiramente os Desbravadores pela Natureza ( o seu estudo nos ocupará pela eternidade ).
2 - Ajuda - los a desenvolver mentes inquiridoras, aumentar a sua capacidade de observação e de tirar conclusões do que vêem, obtendo prazer tanto da pesquisa como das descobertas resultantes. 3 - Enquanto a Bíblia deve ocupar o primeiro lugar na educação das crianças e jovens, o Livro da Natureza é o próximo em importância . ( CPPE 185 ).
4 - Ajudar os desbravadores a se relacionar com o Criador através da criação ( PJ 24 ).
5 - Desenvolvimento do caráter. Eles precisam ser colocados em íntimo contato com a Natureza ... Desta maneira a capacidade mental será fortalecida, o caráter desenvolvido, e toda a vida enobrecida ... ( PJ 25 ).
6 - Estimular o senso de preservação e conservação, ao invés de destruição.
7 - Ajudar os desbravadores a adquirir uma compreensão real da guarda do sábado, como um tempo separado para lembrar do poder criador de Deus ( PJ 25 ).
8 - Ajudar os desbravadores a apreciar a bondade e consideração de Deus em providenciar todas as maravilhas da Natureza ao nosso redor. ( Deus criou o homem depois que todas as coisas estavam preparadas para recebe - lo ).
9 - Ajudar - los a compreender o que significa " Temei a Deus e dai - lhe glória... adorai Aquele que fez o céu, a terra, o mar e as fontes das águas ( Apoc 14 : 7 ), me meio a uma geração que nega a existência de Deus.
IMPORTANTE RESSALTAR QUE ESTAS CONSIDERAÇÕES, NÃO DEVEM SERVIR DE DESCULPA PARA A TRANSGRESSÃO DELIBERADA DAS HORAS SABÁTICAS, NEM PARA USO INDEVIDO DAS MESMAS. TODAS AS ATIVIDADES DEVEM TER O OBJETIVO PRINCIPAL DE CONDUZIR O PENSAMENTO À DEUS, RESSALTANDO O SEU AMOR, E À BÍBLIA, AJUDANDO LÍDERES E DESBRAVADORES A CRESCEREM ESPIRITUALMENTE. TODAS AS ATIVIDADES QUE PUDEREM SER POSTERGADAS PARA APÓS O POR - DO - SOL, EM BENEFÍCIO DE ATIVIDADES DE CUNHO ESPIRITUAL, DEVEM SÊ - LO. SE A ATIVIDADE EM QUESTÃO NÃO NOS LEVA A CRISTO, E PUDER SER FEITA APÓS O SÁBADO, PROVAVELMENTE AO EXECUTA - LA ESTAMOS TRANSGREDINDO O ESPÍRITO OU A LETRA DO MANDAMENTO ( OU AMBOS ).
ATIVIDADES BÍBLICAS .
DOMINÓ BÍBLICO1
1- O primeiro participante diz um nome da bíblia ( pode se convencionar só nomes de pessoas, cidades, etc ).
2 - O próximo participante deverá dizer um nome começado com a última letra do nome mencionado pelo anterior. Por exemplo : 1 ) Moisés - 2 ) Samuel - 3 ) Lameque - 4 ) Esaú - 5 ) Urias, etc.
3 - Em caso de dúvida quanto a grafia ou existência do nome, o participante deve mostrar a passagem onde este nome é citado ou ter um tempo ( 30 segundos ? , 1 minuto ? ) para acha - lo em sua bíblia. Caso não o encontre, está fora, mesmo que durante este tempo lembre de outro nome ( p/ evitar alegações de que o achou enquanto procurava o nome discutido ).
4 - Único nome bíblico fora da brincadeira : Félix ( não existem nomes na bíblia começados com x ).
5 - A medida que os participantes ou não lembram, ou esgotam o tempo concedidos a eles, vão sendo eliminados. O último a dizer um nome é o vencedor desde que se lembre de mais um nome começado com a letra da seqüência. Por exemplo : Restando apenas 2 participantes 1 deles diz o nome Onésimo. Caso o outro participante não selembre de nenhum nome começado com a letra "O", o participante que disse Onésimo deverá dizer outro nome começado com "O", como Orfa, Onã, Onri, etc, para ser o vencedor. Caso nenhum dos dois se lembre, haverá empate.
6 - A medida que os desbravadores vão descobrindo as genealogias, para mante - los no verdadeiro objetivo do jogo que é estimulo ao estudo da Bíblia, pode - se dificultar o uso deste recurso através da obrigatoriedade de dizer alguma coisa a respeito do personagem em questão, o que no caso das genealogias força - los -á a decorarem no mínimo o nome do pai do sujeito em questão ( por exemplo : Orem filho de Jerameel - I Cron. 2 : 25 ).
7 - Também é eliminado da brincadeira quem repetir algum nome já dito anteriormente, por isso é útil que cada participante vá fazendo uma lista do nomes ditos, ou em caso de estar em sala, ser feita esta anotação no quadro.
8 - Outra opção é a de se fazer o jogo em pequenos grupos ( 2 ou 3 ) no máximo, onde cada grupo sugere um nome, em vez de individualmente, especialmente se houver muitos juvenis não adventistas no clube. ( problema : devido a necessitar de mais tempo para as confabulações, desta forma é mais demorado ).
9 - Para que se possa fazer várias rodadas, e premiar vários participantes, recomenda - se o uso de prêmios de valor baixo, como bombons, adesivos, canetas, revistas, etc. Em caso de empate, premiar a ambos. Não esquecer de dar algum prêmio de consolação aos demais participantes, como um "bis", bala, etc.
DOMINÓ BÍBLICO 2
Este jogo é assim denominado mais por ter evoluído a partir do anterior, do que por parecer - se com um dominó. A idéia nos ocorreu após termos visto alguns desbravadores fazendo listas de nomes começados com letras difíceis, notadamente a letra "O". Para dribla - lº procedemos da mesma forma que eles, mudamos a competição para listas de nomes, conforme se segue :
1 - Convenciona - se uma seqüência de letras ( em ordem alfabética, somente vogais, somente consoantes, etc ).
2 - Convencionando-se a ordem alfabética ( por ex. ), o primeiro participante diz um nome começado com a letra A.
3 - Sucedem - se os participantes, dizendo nomes começados com A, sendo eliminados os que não se lembrarem de novos nomes, sendo declarado vencedor da etapa A, o último a se lembrar de um nome começado com a referida letra. ( Assim existe um pequeno componente de sorte ).
4 - A seguir repete - se o procedimento com a letra seguinte convencionada ( no caso "B" ).
5 - Podem ser feitas quantas letras o tempo permitir naquela reunião, continuando - se a seqüência nas próximas reuniões. ( Isto também estimula os desbravadores a não faltarem ).
6 - Da mesma forma que o anterior, assim há possibilidade de termos vários "vencedores" na mesma reunião, o que atenua a possibilidade de hostilidade e exacerbação do espírito de competição entre eles.
FORCA BÍBLICA
O nome já deixa claro o que é o jogo, uma adaptação do conhecido jogo da forca com o uso de nomes bíblicos. Para evitar dissensões vão aqui algumas sugestões, que podem ser adaptáveis a várias formas de jogar :
1 - Para relembrar a seqüência do jogo: É escolhido um nome por cada grupo que participa ( entre 2 a 5 pessoas ), sendo fornecidas uma dica a respeito do nome, e todas as ocorrências de uma determinada letra. Por exemplo : _ _ _ _ A _ A _ , e a seguinte dica : REI, e a partir de então o grupo que está tentando adivinhar vai propondo letras. Torna - se mais interessante se dois ou três grupos tentam adivinhar simultaneamente, propondo nomes entre si : 1º X 2º, 2º X 3º, 3º X 1º.
2 - Para evitar desequilíbrios, as palavras e dicas podem ser escolhidas por quem está organizando a brincadeira. Um exemplo claro de desequilíbrio seria para concorrer com a palavra anterior, se fosse sugerida pelo outro grupo o seguinte : _ _ _ I , MELHOR REI DE ISRAEL, ( palavra com menos letras, dica muito explícita - muito fácil ).
Naturalmente há casos em que a palavra é difícil, como por exemplo : _ _ _ _ I _ , MATOU UM LEÃO NO INVERNO. Para casos assim difíceis, deve - se dar uma segunda dica faltando dois traços para o enforcamento total, e a segunda dica seria : UM DOS 30 VALENTES DE DAVI. Não ajudou muito, né ? ( ou seja, querendo complicar é possível ).
3 - Prosseguindo o jogo, a cada letra errada sugerida faz - se um traço do bonequinho na forca, e que pode ter vários níveis de detalhamento, desde os mais simples ( 5 itens - cabeça corpo e membros, como ao lado, faltando uma perna ), ou de complexidade até "n" itens desenhando nariz, boca, sobrancelhas, chapéu, bigode, etc.
4 - Dentro desta idéia geral podem ser feitas adaptações de acordo com os desejos de cada grupo. 5 - Para jogos com vários grupos
Concurso de Estátuas Bíblicas
Algumas semanas antes são sorteadas para cada unidade um tema sobre alguma história da bíblia e esse tema deverá ser representado através de estátuas vivas, onde cada desbravador deverá ser um personagem ou objeto da história.
Pode ser avaliado criatividade, figurino e a participação de todos.
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