Esse blog tem como objetivo principal divulgar as atividades realizadas pelos clubes de desbravadores do distrito do A. Franco, nele também você encontrará materiais super interessantes para um bom funcionamento do programa do seu clube. Maranata!!!
Salvando do pecado e guiando do serviço!

ATIVIDADES PARA O SÁBADO ATIVIDADES PARA O SÁBADO

NO ACAMPAMENTO E NO CLUBE
Filosofia do Sistema: As atividades do sábado á tarde, sofrem entre vários objetivos contraditórios entre si: 
1 - O excesso de energia dos juvenis e adolescentes, e o seu desejo de novidades.
2 - A necessidade de mantê-los ativos ( e interessados ), sem deixá-los correr risco, ( no acampamento ), ou sem deixar que perturbem outras atividades da igreja, ( quando na cidade ).
3 - A combatividade dos juvenis gera espírito de competição e dissensão entre eles. Assim alguns dos objetivos são : 
Evitar espírito de competição.
Evitar excesso de movimentação: No acampamento produz desbravadores sujos, levando a banhos extras, o que em lugares com rios ou lagos pode evoluir para atividades impróprias para o sábado. No clube produz desbravadores sujos para o J.A.

APROVEITAR - SE DAS ATIVIDADES, DE FORMA QUE É DIRETA OU INDIRETAMENTE, OS JUVENIS E LÍDERES SEJAM LEVADOS A REFLETIR NO AMOR DE DEUS, E A PESQUISAR A BÍBLIA.. SEMPRE QUE POSSÍVEL FAZER ATIVIDADES JUNTO À NATUREZA. 

CITAÇÕES SOBRE O ASSUNTO : 
Bíblicas
1 - Vá ter com a formiga ... e considere os seus caminhos ( Prov. 6 : 6 ). 
2 - Olhai os pássaros do céus... os lírios do campo... ( Mat. 6 : 26 e 28 ). 
3 - Pois as suas obras invisíveis ... são claramente vistas, sendo conhecidas pelas obras criadas... ( Rom. 1 : 20 ). 
4 - Os céus manifestam a glória de DEUS e o firmamento anuncia a obra das suas mãos... ( Sal 19 :1 ). 
5 - ...toda a criação geme e está juntamente com dores ...( Rom. 8 :22 ). 6 - ( Salomão ) ... discorria sobre as árvores... sobre as feras, os pássaros, as serpentes e os peixes ( I Reis 4 : 34 ). 

Espírito de Profecia - Através da natureza nos familiarizamos com o Criador. O livro da Natureza é um majestoso compêndio de lições ... que me conexão com as Sagradas Escrituras, devemos usar para ensinar aos outros sobre Seu caráter, e guiar as ovelhas perdidas de volta ao redil do Senhor ...( PJ 24 ). - É desígnio de Deus que o sábado possa dirigir as mentes dos homens à contemplação de Suas obras criadas ... O Sábado sempre apontando para Aquele que os criou, leva os homens a abrirem o majestoso livro da Natureza ... ( PP 48 ). - ... a mente não pode ser refrigerada, vivificada e elevada se confinada quase todo o sábado entre paredes, ouvindo longos sermões, e orações formais. O sábado está sendo usado erradamente se for assim celebrado ...Para santificar o sábado, não é necessário que nos enclausuremos em salas fechadas, sendo privados das maravilhosas cenas da Natureza e da revigorante atmosfera celestial ... Durante uma parte do dia todos deveriam ter a oportunidade de estar ao ar livre ...... permitam que suas mentes jovens se associem a Deus, no maravilhoso cenário da Natureza, deixe que sua atenção seja dirigida aos símbolos do Seu Amor pela humanidade através da sua criação... ( TS2 582e 583 ). - As lições objetivas de Deus não são obliteradas, corretamente compreendida a Natureza fala de Seu Criador...Jesus colhia o belíssimo lírio, e o colocava nas mãos de crianças e jovens, e ao contemplarem sua própria face jovem, límpida com o brilho da comunhão com o Pai, Ele lhes ensinava : Olhem os lírios do campo ...Ao se estudar as obras de Deus, o Espírito Santo lança convicção ao pensamento...um profundo sentimento é arraigado, e as verdades sublimes e espirituais da palavra escrita são impressas no coração ... ( PJ 18, 19 e 24 ). 


OBJETIVOS DO ESTUDO DA NATUREZA 
1 - Interessar verdadeiramente os Desbravadores pela Natureza ( o seu estudo nos ocupará pela eternidade ). 
2 - Ajuda - los a desenvolver mentes inquiridoras, aumentar a sua capacidade de observação e de tirar conclusões do que vêem, obtendo prazer tanto da pesquisa como das descobertas resultantes. 3 - Enquanto a Bíblia deve ocupar o primeiro lugar na educação das crianças e jovens, o Livro da Natureza é o próximo em importância . ( CPPE 185 ). 
4 - Ajudar os desbravadores a se relacionar com o Criador através da criação ( PJ 24 ). 
5 - Desenvolvimento do caráter. Eles precisam ser colocados em íntimo contato com a Natureza ... Desta maneira a capacidade mental será fortalecida, o caráter desenvolvido, e toda a vida enobrecida ... ( PJ 25 ). 
6 - Estimular o senso de preservação e conservação, ao invés de destruição. 
7 - Ajudar os desbravadores a adquirir uma compreensão real da guarda do sábado, como um tempo separado para lembrar do poder criador de Deus ( PJ 25 ). 
8 - Ajudar os desbravadores a apreciar a bondade e consideração de Deus em providenciar todas as maravilhas da Natureza ao nosso redor. ( Deus criou o homem depois que todas as coisas estavam preparadas para recebe - lo ). 
9 - Ajudar - los a compreender o que significa " Temei a Deus e dai - lhe glória... adorai Aquele que fez o céu, a terra, o mar e as fontes das águas ( Apoc 14 : 7 ), me meio a uma geração que nega a existência de Deus.
IMPORTANTE RESSALTAR QUE ESTAS CONSIDERAÇÕES, NÃO DEVEM SERVIR DE DESCULPA PARA A TRANSGRESSÃO DELIBERADA DAS HORAS SABÁTICAS, NEM PARA USO INDEVIDO DAS MESMAS. TODAS AS ATIVIDADES DEVEM TER O OBJETIVO PRINCIPAL DE CONDUZIR O PENSAMENTO À DEUS, RESSALTANDO O SEU AMOR, E À BÍBLIA, AJUDANDO LÍDERES E DESBRAVADORES A CRESCEREM ESPIRITUALMENTE. TODAS AS ATIVIDADES QUE PUDEREM SER POSTERGADAS PARA APÓS O POR - DO - SOL, EM BENEFÍCIO DE ATIVIDADES DE CUNHO ESPIRITUAL, DEVEM SÊ - LO. SE A ATIVIDADE EM QUESTÃO NÃO NOS LEVA A CRISTO, E PUDER SER FEITA APÓS O SÁBADO, PROVAVELMENTE AO EXECUTA - LA ESTAMOS TRANSGREDINDO O ESPÍRITO OU A LETRA DO MANDAMENTO ( OU AMBOS ). 



ATIVIDADES BÍBLICAS . 

DOMINÓ BÍBLICO1
1- O primeiro participante diz um nome da bíblia ( pode se convencionar só nomes de pessoas, cidades, etc ).
2 - O próximo participante deverá dizer um nome começado com a última letra do nome mencionado pelo anterior. Por exemplo : 1 ) Moisés - 2 ) Samuel - 3 ) Lameque - 4 ) Esaú - 5 ) Urias, etc. 
3 - Em caso de dúvida quanto a grafia ou existência do nome, o participante deve mostrar a passagem onde este nome é citado ou ter um tempo ( 30 segundos ? , 1 minuto ? ) para acha - lo em sua bíblia. Caso não o encontre, está fora, mesmo que durante este tempo lembre de outro nome ( p/ evitar alegações de que o achou enquanto procurava o nome discutido ). 
4 - Único nome bíblico fora da brincadeira : Félix ( não existem nomes na bíblia começados com x ).
5 - A medida que os participantes ou não lembram, ou esgotam o tempo concedidos a eles, vão sendo eliminados. O último a dizer um nome é o vencedor desde que se lembre de mais um nome começado com a letra da seqüência. Por exemplo : Restando apenas 2 participantes 1 deles diz o nome Onésimo. Caso o outro participante não selembre de nenhum nome começado com a letra "O", o participante que disse Onésimo deverá dizer outro nome começado com "O", como Orfa, Onã, Onri, etc, para ser o vencedor. Caso nenhum dos dois se lembre, haverá empate. 
6 - A medida que os desbravadores vão descobrindo as genealogias, para mante - los no verdadeiro objetivo do jogo que é estimulo ao estudo da Bíblia, pode - se dificultar o uso deste recurso através da obrigatoriedade de dizer alguma coisa a respeito do personagem em questão, o que no caso das genealogias força - los -á a decorarem no mínimo o nome do pai do sujeito em questão ( por exemplo : Orem filho de Jerameel - I Cron. 2 : 25 ). 
7 - Também é eliminado da brincadeira quem repetir algum nome já dito anteriormente, por isso é útil que cada participante vá fazendo uma lista do nomes ditos, ou em caso de estar em sala, ser feita esta anotação no quadro. 
8 - Outra opção é a de se fazer o jogo em pequenos grupos ( 2 ou 3 ) no máximo, onde cada grupo sugere um nome, em vez de individualmente, especialmente se houver muitos juvenis não adventistas no clube. ( problema : devido a necessitar de mais tempo para as confabulações, desta forma é mais demorado ). 
9 - Para que se possa fazer várias rodadas, e premiar vários participantes, recomenda - se o uso de prêmios de valor baixo, como bombons, adesivos, canetas, revistas, etc. Em caso de empate, premiar a ambos. Não esquecer de dar algum prêmio de consolação aos demais participantes, como um "bis", bala, etc. 

DOMINÓ BÍBLICO 2 
Este jogo é assim denominado mais por ter evoluído a partir do anterior, do que por parecer - se com um dominó. A idéia nos ocorreu após termos visto alguns desbravadores fazendo listas de nomes começados com letras difíceis, notadamente a letra "O". Para dribla - lº procedemos da mesma forma que eles, mudamos a competição para listas de nomes, conforme se segue : 
1 - Convenciona - se uma seqüência de letras ( em ordem alfabética, somente vogais, somente consoantes, etc ).
2 - Convencionando-se a ordem alfabética ( por ex. ), o primeiro participante diz um nome começado com a letra A. 
3 - Sucedem - se os participantes, dizendo nomes começados com A, sendo eliminados os que não se lembrarem de novos nomes, sendo declarado vencedor da etapa A, o último a se lembrar de um nome começado com a referida letra. ( Assim existe um pequeno componente de sorte ). 
4 - A seguir repete - se o procedimento com a letra seguinte convencionada ( no caso "B" ). 
5 - Podem ser feitas quantas letras o tempo permitir naquela reunião, continuando - se a seqüência nas próximas reuniões. ( Isto também estimula os desbravadores a não faltarem ). 
6 - Da mesma forma que o anterior, assim há possibilidade de termos vários "vencedores" na mesma reunião, o que atenua a possibilidade de hostilidade e exacerbação do espírito de competição entre eles. 

FORCA BÍBLICA 
O nome já deixa claro o que é o jogo, uma adaptação do conhecido jogo da forca com o uso de nomes bíblicos. Para evitar dissensões vão aqui algumas sugestões, que podem ser adaptáveis a várias formas de jogar : 
1 - Para relembrar a seqüência do jogo: É escolhido um nome por cada grupo que participa ( entre 2 a 5 pessoas ), sendo fornecidas uma dica a respeito do nome, e todas as ocorrências de uma determinada letra. Por exemplo : _ _ _ _ A _ A _ , e a seguinte dica : REI, e a partir de então o grupo que está tentando adivinhar vai propondo letras. Torna - se mais interessante se dois ou três grupos tentam adivinhar simultaneamente, propondo nomes entre si : 1º X 2º, 2º X 3º, 3º X 1º. 
2 - Para evitar desequilíbrios, as palavras e dicas podem ser escolhidas por quem está organizando a brincadeira. Um exemplo claro de desequilíbrio seria para concorrer com a palavra anterior, se fosse sugerida pelo outro grupo o seguinte : _ _ _ I , MELHOR REI DE ISRAEL, ( palavra com menos letras, dica muito explícita - muito fácil ).
 Naturalmente há casos em que a palavra é difícil, como por exemplo : _ _ _ _ I _ , MATOU UM LEÃO NO INVERNO. Para casos assim difíceis, deve - se dar uma segunda dica faltando dois traços para o enforcamento total, e a segunda dica seria : UM DOS 30 VALENTES DE DAVI. Não ajudou muito, né ? ( ou seja, querendo complicar é possível ). 
3 - Prosseguindo o jogo, a cada letra errada sugerida faz - se um traço do bonequinho na forca, e que pode ter vários níveis de detalhamento, desde os mais simples ( 5 itens - cabeça corpo e membros, como ao lado, faltando uma perna ), ou de complexidade até "n" itens desenhando nariz, boca, sobrancelhas, chapéu, bigode, etc. 
4 - Dentro desta idéia geral podem ser feitas adaptações de acordo com os desejos de cada grupo. 5 - Para jogos com vários grupos 


Concurso de Estátuas Bíblicas 

Algumas semanas antes são sorteadas para cada unidade um tema sobre alguma história da bíblia e esse tema deverá ser representado através de estátuas vivas, onde cada desbravador deverá ser um personagem ou objeto da história. 
Pode ser avaliado criatividade, figurino e a participação de todos. 


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